sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Como Girar a corda

            Não leva muito tempo para um laçador novato descobrir que o giro da corda é o fator mais importante durante o seu aprendizado.
            O experiente profissional de Team Roping também sabe o quanto é importante esta parte do treinamento, e por esta razão ele está  continuamente revisando e melhorando o seu giro.
            O principal aspecto do giro é quando você está trazendo a corda e não empurrando.

Quando estiver girando o laço lembre-se do movimento de puxar, pois se você "empurrar" o giro, a sua corda estará totalmente sem ação quando atingir o alvo, ou seja, quando alcançar o boi. Além disso, se você não estiver num posicionamento de corpo ideal, a sua laçada será apenas mais uma e você provavelmente terá errado a mesma. Você precisa trazer o seu giro, o braço e a corda por fora do chifre direito do boi, desta maneira você terá grandes chances de laçar o boi.
 Há situações em que o laçador trará a sua corda apenas pela metade, não há força neste giro seja laçando pé ou cabeça. Você deve começar o giro com a palma da mão afastada do seu corpo e mais alta do que o seu ombro, para que a corda gire livremente sobre a sua cabeça. Se você começar o giro em uma altura abaixo do ombro, certamente você será atingido pela sua própria corda.
 
Freqüentemente o peseiro irá girar a corda na posição onde a sua mão se encontra em frente ao seu olho esquerdo. Isto fará com que a corda esteja indo em direção ao chão pelo lado ESQUERDO do boi .Você já viu uma corda entrar no boi por este lado? Não. Você precisa manter a visão do boi que deseja laçar entre as suas mãos, para que você enxergue o alvo e consiga acertar a corda. Se o seu cavalo abaixar a cabeça cedo, você não deve pender o corpo para a esquerda e por cima de sua cabeça.Você quer pender para direita , deixando uma janela para o alvo entre as suas mãos. Desta maneira você terá força para trazer a corda porque estará posicionado de maneira ideal

Quando estiver laçando PÉ comece a sua laçada mais alto do que a sua cabeça. O primeiro giro deve estar direcionado por cima do olho esquerdo do seu cavalo. Você quer a ponta da corda direcionada para baixo na frente e alta atrás, movimentando-se por cima da garupa do boi. Mantenha-se posicionado corretamente porque é nesta hora que você conseguirá o "ponto" para arremessar a sua corda.
Quando estiver laçando cabeça você deve ter os quadris e o ombro direito para trás , assim você será capaz de visualizar a sua puxada, e aonde o peseiro se encontra localizado na pista e em relação a você. Você verá muitos cabeceiros olhando para frente o tempo todo, apenas tentando adivinhar o que peseiro está fazendo. Este posicionamento de corpo, teso e quadrado interferirá com a preparação do cavalo em se posicionar para a laçado do pé. Na verdade a garupa do cavalo deve estar desimpedida para fazer uma meia volta.
 

Assim que você laçar e enrolar a corda no pito da sela, você deve apoiar todo o seu peso no estribo esquerdo para que o seu pé direito fique livre para poder movimentar-se. O seu pé direito deve manter-se dentro do estribo com os dedos apontados para baixo. Este posicionamento permitirá a você manter a puxada com segurança.
 
Agora, se você enrolar a corda no pito e apoiá-la na perna, quando iniciar a sua puxada você estará quase que se amarrado a sela, desta maneira impedindo a sua movimentação. Após uma enrolada e puxada corretas, você deve usar o seu pé direito um pouco mais atrasado para ajudar o seu cavalo a fazer o ROLL-BACK


Caso queira ver tudo isto na prática é só  nos fazer uma visita no Centro de Treinamento de Animais Bela Vista na cidade de Bandeirantes no Paraná e receber essas Dicas pessoalmente que serão ministradas por Edimílson, que tem um excelente Currículum como laçador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário